Como recuperar uma bateria viciada

Não faça este procedimento em baterias ions de lithium, não tem efeito algum     A bateria é um gerador de energia para equipamentos portáteis composto básicamente de metais mergulhados num meio aquoso (ácido). Esta bateria tem um princípio de funcionamento químico o que em geral se aprende no terceiro ano do segundo grau. A idéia da bateria ou pilha é fazer com que uma corrente elétrica passe por um meio guiado de forma que os componentes internos dela se reduzam (ganhem elétrons) e outros componentes oxidem (percam elétrons). Dizemos que a bateria está viciada quando ela perde a capacidade de armazenar carga. Isto é muito comum em celulares e notebooks. As bateria passam a durar cada vez menos até que chegam em níveis ridículos de horas e minutos de cargas.

    Este guia é uma demonstração com fim educativo. Se você pretende fazer o que está aqui descrito tudo bem. Mas isso pode estragar de vez a bateria ou até mesmo rompe-la, podendo machucar quem está manuseando se não for tomado alguma precauções. Em geral a bateria tem uma vida útil, e temos que respeitar este limite. Sua bateria tem uma quantidade de cargas e descargas a qual foi projetada este método vai diminuir esta vida útil, mas pode fazer com que sua bateria viciada segure a carga como nova denovo. Então não pense que isto é uma solução milagrosa. Muito importante também salientar que não pule passos, isto traria um resultado desastroso.


Primeiro passo, descarregue a bateria.

    Deixe o celular ou dispositivo ligado por o máximo de tempo que conseguir. Se for notebook, deixe na tela da bios até desligar sozinho. Se for celular enfie de baixo de um travesseiro e deixe apitar. Mesmo feito isto a bateria, e principalmente as viciadas, ainda tem muita carga armazenada. Ela está na verdade enganando o usuário, como se não tivesse carga.  Você pode ver na imagem abaixo que esta bateria de celular (carga nominal de 3.6v) ainda tem carga mesmo com o celular desligando sozinho.

Segundo passo, descarregue mais ainda.

    Agora é preciso certificar de que você é capaz de tirar toda carga da bateria. Pegue um led, resistor ou qualquer componente que consuma energia. É preciso consumir a energia devagar para o método ser mais efetivo. Para isso utilize um resistor alto o suficiente para não queimar a bateria, mas também baixo o suficiente para não demorar muito. Em geral pegue a corrente nominal da bateria e tire 20% dela.
Por exemplo, uma bateria de 600 mhA:
Pegue a fórmula Tensão = Resistência * Corrente.
A tensão é 3.6 = R * 0.12 (20% de 600mha)
Resolvendo R = 30 Ohms
Então um resistor entre 30 e 50 Ohms deve servir.

    Ligue este resitor na bateria para descarrega-la completamente. De tempos em tempos meça com um multi-teste a tensão no resitor. Ela deve cair com o tempo. Quando a tensão chegar em 0v (zero) este passo já foi comprido.


Terceiro passo, tratamento de choque.


    Agora vamos acordar a bateria. Este passo consiste em dar um choque na bateria de forma que ela volte a si. Carregue a bateria num gerador com voltagem, de 40 a 60% maior que a tensão nominal dela por alguns segundos. Pegue um eliminador de corrente contínua, ou uma bateria maior e ligue o polo +(positivo) no polo +(positivo) da bateria viciada e o -(negativo) no -(negativo) da bateria viciada. Por exemplo nesta bateria de 3.6v dei uma carga de 6 Volts por 20 a 30 segundos. A bateria não pode esquentar! se isto tiver acontecendo use um gerador com voltagem menor. Apesar de que isto não deve acontecer: Atenção, neste passo há risco de explosão
Agora meça com o voltímetro. A bateria deve ter alguma carga.

Último passo, recarregue 24 horas.

    Coloque a bateria no carregador e recarregue ela por 24 horas. Em todas a baterias viciadas que testei, sendo que todas tinham se viciadas 1 vez só, este método funcionou!
    Se não funcionar vai estragar de vez :)

comments powered by Disqus

Sobre o autor

Possui graduação em Ciência da Computaçao, escreve artigos informais para diversos websites.

Sobre o site

Desde 2004 traz artigos informais de software livre e computação, alguns novos, alguns antigos.



Tag Cloud

acessados arquivos bash bin blog camada carro caso cidade clio comando comandos computacao corrente curitiba diretorio diversos elemento eletrica eletron eletrons estrada executavel garantia interpretador km led ls luz modelo pagina problema renault resistencia sandero script sh shell sistemas so unix

Redes Sociais