Afinando seu instrument

Afinando seu instrumento

Como afinar seu instrumento



    Este será o primeiro artigo para iniciantes na área de música. Saber afinar seu instrumento é importante porque você nem sempre tem um afinadorzinho eletrônico a mão. Primeiro tome conhecimento de qual a afinação padrão do seu instrumento. No caso da guitarra indo de cima pra baixo: E (mi), A (la), D (ré), G (sol), B (si), E (mi). No caso do baixo é exatamente a mesma afinação (tirando as 2 cordas agudas).

afinacao
Primeiro você deve ter uma referência pra 1 corda. Tendo esta referência você afina as outras de acordo com ela. Primeiro seu instrumento deve estar revisado e todo 100% caso contrário afinar se torna um desafio intransponível.
Como tirar esta referência é o mais irreverente de tudo:

  • Há quem use o tom da rede pública de telefone que é (423 Hz) e por tanto próximo dos 440 Hz do lá.
  • Você pode usar um diapasão
  • Você pode usar uma música gravada que você conheça uma nota que é tocada e assim reproduzir a mesma nota no seu instrumento.
  • Você pode usar o computador. Basta pegar um editor de arquivos midi e reproduzir esta nota.
  • E por último afine um som qualquer, sua afinação vai ser diferente dos outros mas se você estiver tocando sozinho tanto faz.

Depois de ter 1 corda afinada você pode reproduzir outras notas e coloca-las nas outras cordas. Aconselho a afinar a Mi (a mais de cima) primeiro. A maneira de como fazer isso mais simples é:
  1. Toque a quinta casa da corda afinada.
  2. O som da corda de baixo deve ser exatamente o mesmo. Então aperte ou afrouxe a corda debaixo. Se você não conseguir distinguir se precisa apertar ou afrouxar a corda experimente outras casas. Se conseguir achar um som idêntico ao da corda numa casa mais alta que a quinta significa que deve afroxar, se achar o som numa casa mais baixa aperte.
  3. Este procedimento serve para E (primeira), A (segunda), D(terceira), G(quarta) e E(ultima corda) somente. A B(segunda corda mais fina) é uma excessão. Isso porque ela tem o som de B que é reproduzido pela QUARTA casa da corda G.



Dica com harmônicos


        Existe uma técnica bem precisa de afinação que usa um conceito físico. Quando duas freqüências estão sendo reproduzidas ao mesmo tempo e suas diferenças são muito pequenas ocorre um estacamento. Isto é, se é reproduzido uma freqüência de 440 Hz ao mesmo tempo uma freqüência de 444 Hz um humano é capaz de ouvir claramente um terceiro som que se apaga e se destaca 4 vezes por segundo.  Esse fenômeno de pulsação é perceptível quando a afinação não está bem precisa.

        Para reproduzir o que eu digo coloque o dedo sobre o quinto traste da corda Mi(grave) sem pressionar a corda, apenas repouse o dedo. Então bata na corda e logo em seguida solte. O resultado deve ser um harmônico agudo. Então faça a mesma coisa na corda abaixo no sétimo traste. Se as cordas não estiverem muito bem afinadas é possível ouvir um som de pulsação. Aperte ou afrouxe as cordas até sumir este som.



Sobre o autor

Possui graduação em Ciência da Computaçao, escreve artigos informais para diversos websites.

Sobre o site

Desde 2004 traz artigos informais de software livre e computação, alguns novos, alguns antigos.



Tag Cloud

acessados arquivos bash bin blog camada carro caso cidade clio comando comandos computacao corrente curitiba diretorio diversos elemento eletrica eletron eletrons estrada executavel garantia interpretador km led ls luz modelo pagina problema renault resistencia sandero script sh shell sistemas so unix

Redes Sociais